2,4 milhões de segurados não comprovaram que estão vivos

Segurados que tiverem seus benefícios suspensos precisam ir ao banco para reativar o pagamento.

Até meados de fevereiro de 2018, que é quando fecha a folha de pagamento do INSS, cerca de 2,4 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários não haviam comprovado que estão vivos.

Caso tenha perdido o prazo, o primeiro passo é ir, o quanto antes, ao seu banco pagador para regularizar a situação e reativar o pagamento, pois se o beneficiário não fizer a comprovação, o benefício é suspenso e, após um período, é então cessado.

Toda pessoa que recebe benefício do INSS precisa fazer a Comprovação de Vida e este procedimento continua sendo realizado normalmente ao longo do ano. Foi estipulado, e amplamente divulgado, um prazo final com o propósito de convocar todos aqueles que não fizeram o procedimento há mais de um ano.

Cada Instituição Financeira (banco pagador) trata a data para Comprovação de Vida da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, e ainda há aqueles que convocam o beneficiário um mês antes do vencimento da última Comprovação de Vida realizada.

Fé de vida

A Comprovação de Vida, também conhecida como Renovação de Senha ou, ainda, Fé de Vida, é um procedimento obrigatório e visa a dar mais segurança ao cidadão e ao Estado brasileiro, evitando pagamentos indevidos de benefícios.

O procedimento é obrigatório para todos os beneficiários do INSS que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, inclusive para aqueles que recebem benefícios assistenciais.

No ano passado, mais de cem mil (112.729) benefícios foram suspensos/cessados, gerando uma economia de R$ 1,2 bilhão de reais.

O balanço atualizado de quantos beneficiários ainda não fizeram a prova de vida depende da finalização da folha de pagamento. Os dados divulgados aqui no Portal são sempre os mais atuais.

Acesse aqui a lista com os municípios.

Fonte: Site oficial do INSS

Você pode gostar...

%d blogueiros gostam disto: